José Saramago em «a viagem do elefante»

jose-saramago1Reconheça-se, já agora, que um certo tom irónico e displicente introduzido nestas páginas de cada vez que da áustria e seus naturais tivemos de falar, não só foi agressivo, como claramente injusto. Não que fosse essa a intenção nossa, mas, já sabemos que, nestas coisas da escrita, não é raro que uma palavra puxe por outra só pelo bem que soam juntas, assim muitas vezes se sacrificando o respeito à leviandade, a ética à estética, se cabem num discurso como este tão solenes conceitos, e ainda por cima sem proveito para ninguém. Por essas e por outras é que, quase sem darmos por isso, vamos arranjando tantos inimigos na vida.

Anúncios

Sobre paulommorais

Escrevo romances, textos, fragmentos. Antes e depois da escrita, leio. Gasto muitas noites com filmes. Nos entretanto, divago sobre novas personagens com histórias por contar.
Esta entrada foi publicada em literatura-citada com as etiquetas , . ligação permanente.

3 respostas a José Saramago em «a viagem do elefante»

  1. Anónimo diz:

    Eu que li o mesmo livro, vi um Saramago a sátirizar os austríacos, e que em pequenos gestos se demonstrava um choque cultural que não é novidade (pelo menos para mim). Não encontrei nada de (muito) ofensivo, e há alguma ingenuidade na interpretação como artíficios linguísticos que conduzem a prosa, logo numa das pessoas mais lúcidas do país, senão mundo. É um discurso lúcido que retrata o rídiculo de um acontecimento histórico. Geralmente têm muitos inimigos quem diz demasiadas verdades. O Saramago é apenas mais um exemplo. Parabéns, ainda assim, pelo blog, este lamiré literário é bom. Gostei da passagem do Steinbeck, e peço desculpa por a minha aparição ser para “corrigir” e não ter sido para valorizar as boas partes.

    • não tem nada que se desculpar. até me ajuda a perceber que se calhar deveria ter mantido as aspas nas citações. aquele texto é uma passagem do livro. o próprio Saramago é que se estava a “desculpar”, ironicamente, da ironia :-) obrigado pela participação!

comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s