a redoma do 25 de Abril

Finda-se Abril e os ideais do dia 25 murcham como os cravos que se levaram ao peito ou na mão para os desfiles. Todos os anos parece ser assim. É como se o Dia da Liberdade tivesse ficado para sempre cristalizado na memória coletiva, preso numa redoma para não contaminar ou perturbar o resto do calendário. Quando parti para a escrita do romance Revolução Paraíso, senti que não devia tocar no dia 25 de Abril de 1974. Deixei-o quieto por me parecer perfeito. Preferi avançar pelo ano e meio que se seguiu, a perceber o que se fizera da nossa revolução, à procura dos episódios caricatos, a tentar viver através de personagens fictícias a catadupa de acontecimentos que assaltavam diariamente os portugueses.

Escrito e publicado, o Revolução Paraíso deu-me alegrias nos dias 25 de Abril, mas acabou por extravasar a data histórica. Eu, por ocorrências paralelas, a certa altura deixei de dar conta do que se passava na vida do romance. Não disse, por exemplo, que foi livro do mês no Colectivo NAU onde gerou alguns comentários preciosos dos meus colegas marujos. Como o do João Rebocho Pais, que veio mais tarde, mas veio, a tempo de me emocionar perante o que ele leu, a tempo de eu dizer para mim próprio, mais uma vez, que valera a pena o esforço da escrita.

O 25 de Abril não se esgota num dia. O Revolução Paraíso não se esgota num ano. Nem em dois. Nem em três. Talvez nunca se esgote… Mas lá vai vivendo, fora da redoma, fora do que eu dou conta, em cada dia que um leitor lhe pegar para descobrir parte do que foi o nosso pós-Revolução.

bora-fazer-a-revolucao

Sobre paulommorais

Escrevo romances, textos, fragmentos. Antes e depois da escrita, leio. Gasto muitas noites com filmes. Nos entretanto, divago sobre novas personagens com histórias por contar.
Esta entrada foi publicada em oráculo-morais com as etiquetas , , . ligação permanente.

comentar

