Cinco gerações, numas Fábulas de La Fontaine

As “Fábulas de La Fontaine”, numa edição de três volumes com ilustrações de Gustave Doré, têm andado pelas leituras ao deitar. A escrita não está “adaptada” a crianças. Ainda bem. Isso implica a interrupção da leitura para os sinónimos necessários e, após cada fábula, uma conversa com exemplos sobre a moral implícita. Recebi estas Fábulas, protegidas por gloriosas capas duras vermelhas, quando fiz 12 anos. Agora que voltaram a ser lidas, já estão prometidas. Serão doadas à Maria (com o acrescento de mais uma dedicatória), no seu décimo segundo aniversário, cumprindo assim a vontade do meu avô. Nessa altura, estes símbolos de continuidade da família ficarão a ligar cinco gerações da família Morais.

Dedicatória do meu bisavô:
Salvé dia 30-9-59. Modesta lembrança de aniversário de M. F. Morais, a seu filho Fausto. (os outros dois volumes seguirão oportunamente)

Dedicatória do meu avô:
A seu neto Paulo, no dia do seu aniversário, como símbolo da continuidade da família e representante do talento e génio da escrita e do desenho. Que os mesmos possam um dia ser doados a seus filhos são os meus votos.
Lisboa, 1984

Minha dedicatória para a Maria:
(Felizmente ainda tenho vários anos pela frente, para encontrar as palavras certas de homenagem aos que me antecederam.)

IMG_6098

Sobre paulommorais

Escrevo romances, textos, fragmentos. Antes e depois da escrita, leio. Gasto muitas noites com filmes. Nos entretanto, divago sobre novas personagens com histórias por contar.
Esta entrada foi publicada em oráculo-morais com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

comentar

