O farol de Bruxelas

Durante a minha viagem de volta ao mundo, travei amizade com um casal belga. Os anos passaram, mas mantive um contato espaçado com o Marc. Ainda não consegui ir a Bruxelas, mas eles já vieram a Lisboa, ficando hospedados na minha casa. Após os atentados recentes, enviei um email ao Marc a perguntar como se estavam a aguentar. Ele respondeu que viviam sentimentos díspares. Por um lado, estavam chocados com o terrorismo à beira de casa; por outro, estavam eufóricos por, finalmente, terem obtido permissão para se deslocarem ao Uganda e finalizar o processo de adoção que se arrasta há anos.

Também por causa do terrorismo, subitamente, os canais de adoção entre países ficaram suspensos ou fechados. Mas aqueles dois belgas não desistiram. E insistiram tanto, chatearam tanto, reivindicaram tanto, que conseguiram vencer todas as burocracias, todos os medos, todas as xenofobias. A história deles representa a flor no meio do deserto, o farol no meio da escuridão. Num mundo de desconfianças entre raças e religiões, eles contrariaram e confrontaram os preconceitos para se poderem dedicar a amar uma criança. Eu já conheço o nome e a fotografia da menina. E sei que ela, após um princípio de vida terrível, passará a ser a menina mais feliz e sortuda do mundo, no preciso momento em que eles a abraçarem.

Mais do que nunca, quero ir a Bruxelas. Para dar três pares de beijos, em vez de dois.

DSC_8509

Vulcão dos Capelinhos, Faial, Açores.

Anúncios

Sobre paulommorais

Escrevo romances, textos, fragmentos. Antes e depois da escrita, leio. Gasto muitas noites com filmes. Nos entretanto, divago sobre novas personagens com histórias por contar.
Esta entrada foi publicada em relatos-mundanos com as etiquetas , , , . ligação permanente.

comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s